(MPB DE LUTO) MORRE IMPORTANTE CANTOR BRASILEIRO (VEJA)

(MPB DE LUTO) MORRE IMPORTANTE CANTOR BRASILEIRO (VEJA)

RIO — Morreu, na tarde desta quinta-feira, o cantor ........

Leia tudo

RIO — Morreu, na tarde desta quinta-feira, o cantor Ruy Faria, fundador e ex-integrante do MPB4, aos 80 anos. Internado desde o dia 9 de dezembro no Hospital Federal de Bonsucesso, ele teve falência múltipla dos órgãos em decorrência de uma pneumonia. A informação é da sua ex-mulher, a cantora Cynara Faria, do Quarteto em Cy. Ele deixa três filhos.

— Meu grande amigo e parceiro de música, morava aqui em cima do meu apartamento. Uma perda muito grande — diz Cynara. — Até hoje os fãs falam que o som do grupo era a voz que o Ruy emitia.

Ruy Alexandre Faria fundou o MPB4, um dos grupos de maior sucesso da MPB, no qual o cantor ficou na ativa de 1964 a 2004. Mais velho integrante do grupo e primeira voz do quarteto, que tinha ainda os cantores Aquiles, Magro e Miltinho, Ruy teve desde cedo experiência como crooner. Influenciados por grupos como Os Cariocas, os membros do MPB4 resolveram se tornar profissionais em 1965. Ruy deixou seu emprego no Banespa, no Rio, para atuar nos Centros Populares de Cultura.



FONTE: oglobo.globo.com